23 de jul. de 2013

Exercicios no Inverno

Mais de 6 meses depois do ultimo post, volto a escrever. E hoje também chove! Engraçado. Tenho feito algumas atualizações mais breves via fanpage do Facebook https://www.facebook.com/pages/Vai-la-e-faz/196077097086901 Aqui, hoje faz 12oC e chove. Não sei explicar mas a chuva me motiva 2x mais a fazer atividades ao ar livre, e sempre foi assim. Meu melhor resultado numa competição amadora de triathlon foi exatamente com esse mesmo tempo. Uma coisa eu consigo explicar, o bem-estar é grande. Encaro o calor, gosto, mas não rendo muito. E aí começa a parte legal do texto de hoje :) Tanto no frio quanto no calor, o corpo tem trabalho em regular sua temperatura quando iniciamos uma atividade física. Quando quente, ele regula pra não superaquecer; quando frio, justamente o contrário. Ambas funções termorreguladores gastam energia, por isso cansam junto com o esforço. Quem sente cansar mais, por ex, com calor, como eu, tá explicado. Junta o calor do sol + o provocado pelo movimento + o cansaço do esforço = morri! Agora, quando o organismo se equilibra, atinge o conhecido termo no treinamento ´steady state´ ou estado estável. Aí é uma delícia! Juro, equivale ao efeito de um chocolate :) Foi o que aconteceu hoje, e termino concluindo que, o movimento é o aquecedor natural, o mais gostoso de todos; e, correr é igual andar de bicicleta, que é igual aprender a ler-e-escrever. Uma vez atingido vários estados estáveis, a sua memória neuromuscular grava que você corre, e ponto. Fazia meses que não saía pra correr, sem motivo especial. Só não ia. E fui, com chuva, frio e no estado estável, uhu! Então, se você curte correr e almeja o equilíbrio e domínio do volume e intensidade, corra. Se você não curte correr e prefere atingir o seu estado estável de outra forma, não corra :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário